quarta-feira, setembro 27, 2006

Apetecia-me Viajar...

Hoje apetecia-me viajar...

Entrar no comboio, sim hoje teria de ser de comboio, colocar os phones com a música dos Wraygunn a tocar, entrar na carroagem, abrir bem a janela e viajar até terras alentejanas, preferencialmente a Costa Vicentina. E infelizmente nem sei se há comboios para lá!...


Claro que tudo isto não seria só para viajar... Não seria ir e voltar... Seria sobretudo ir e... ficar lá 2 ou 3 dias. Numa casa como esta:

Levar um bom livro debaixo do braço. De preferência algum de aventuras ou missões fantásticas, com lendas ou uma ficção quase real.
Talvés relê-se pela milésima vez o grande livro "As minas de Salomão" tradução de Eça de Queiros, que a minha mãe possui em casa, com encadernação vermelha e que ainda tem o preço na primeira folha escrito a lápiz "40$00".

Ficaria assim então, acordando e dormindo, sonhando e voando nas páginas... Deixaria a mente descançar, o corpo aninhar... a vida pararia por momentos.

Se calhar até trocaria o livro por outro... "Mundo do Fim do Mundo" de Luís Sepulveda. E deixaria-me viajar pelos mares nórdicos... À procura de baleias e outros animais marítimos.

Mas sobretudo deitaria na rede, e de lá viajaria ainda mais. Cada vez para mais longe, mais depressa, mais intenso... e ao mesmo tempo... sem sair dalí. Fumaria o meu cigarro, beberia o pote de chã ou café (consoante a hora do dia e a vontade que me desse). Se calhar até iria comprar um cachimbo só para ser diferente e porque adoro o cheiro do cachimbo a arder.

Levantaria-me para ir comer, ir ao WC, ir comprar tabaco e de preferência tentaria fazer tudo numa só ida.
De resto ficaria ali, lendo, parado, sonhando...

3 comentários:

Bel disse...

Fiquei com saudades do pouco que conheço da costa alentejana- mas fizeste me lembrar as minhas férias.
A viagem de ida apenas ida não tem tanta graça. Vivemos mais e melhor se tivermos que o fazer conscientes de um regresso.
Bem que podias pular a parte do cachimbo
jinhos

marta disse...

e uma gaija, não???! Isso parece-me sossego a mais... Em vez de uma, duas ou três ;D

Anónimo disse...

pois ... e se tu quisesses eu até ia contigo!