quinta-feira, setembro 07, 2006

Revisitando Viseu


Uma nova visitante, deste meu lugar, de constantes diarreias cerebrais, fez-me sentir vontade de revisitar a minha cidade natal. A minha SANTA-TERRINHA!


E lá partiu a minha mente pelos arquivos de memórias que se encontram em mim...

Não vai ser fácil colocar cá tudo, alias nem sequer quero, há coisas só minhas... Mas pior que tudo, é fazer uma descrição cronológica das "aventuras" que tive na "Sra. da Beira, sulcando a Serra-da-Estrela, de tamanquinho no pé".

Sempre que vou a Viseu, acto que pratico pelo menos 1 vez por mês, obriga-me a ir passear por locais obrigatórios... Desde o salão de jogos Nortenha, até ao Café do Conservatório, passando pela Rua Direita, beber um copo num dos bares da Sé.

De noite, sabe-me sempre bem sentar no velho pelourinho erguido, mesmo em frente à Sé.

Ficar a ver o luar e a ouvir o som da cidade. Tantas noites ali passei na conversa com amigos. Partilhando fantasias, confidências, sonhos, desejos, cerveja.
Quando lá vou e vejo aquilo sem os mil e um carros que antes lá estacionavam sinto aquilo bonito, mas um pouco vazio... E eu, que sempre lutei para fechar aquilo... Sim... lembro-me perfeitamente que lutei para esvaziarem a Sé dos carros, desde o dia que descobri que o Pelourinho, além de pelourinho, era um magnífico relógio solar. Não sei se está certo pela hora portuguesa, mas que funciona, funciona!

Em frente, aquele monumento impressionante. Eleva-se na parte mais alta da cidade algo que passou e foi marcado por todas as décadas desde a sua construção até hoje. Algo único no pais e na Europa.
Começou a ganhar forma no séc. XII, em pleno reinado de D. Afonso Henriques, impulsionada pelo bispo D. Odório, a Catedral/Sé de Viseu, é um lugar mágico e único. Aberta quase sempre para toda a gente por ir visitar, encontram-se lá magníficos tesouros. E isto sem falar nos realmente valiosos que se encontravam no Museu de Arte-Sacra da Sé. Encontram-se uns claustros calmos, silenciosos austeros. Uma igreja imponente, forte, intimidante, mas ao mesmo tempo... acolhedora. Com a estátua de J.Cristo feita com cabelos verdadeiros... Chegaram a dizer-me que as vezes tinha de lá ir o cabeleireiro corta-los, pois cresciam... (uma criança acredita em tudo). Mas eu fugia sempre daquela estatua... Os olhos pareciam estar sempre a olhar para mim e a ver as minhas asneiras cometidas diariamente.
Depois os túneis e passagens secretas (um deles esta mesmo atrás do altar) os outros nunca direi.
Ah... inclusive cheguei a andar pelos telhados da Sé... Ver a cidade lá de cima é... MÁGICO.

Seguindo o caminho que Viriato, segundo diz a lenda, fez seguir um exercito de carneiros, com tochas amarradas aos respectivos cornos, e que fez fugir um exercito romano, salvando assim a cidade, vamos ter à Cava do Viriato. Será que foi por causa disso que este losango ganhou o nome? É uma construção em terra que sobreviveu até hoje e que demonstra as construções dos campos romanos. Na sua entrada existe uma estátua de Viriato e dos seus "rebeldes". Conhecia tão bem... até a conheci quando ainda tinha espada. Que passou a ser roubada, não se sabe por quem, e que no fim de 3 ou 4 assaltos, deixaram de a colocar lá.
Foi ali, que fiz pela primeira vez rappel. Numa parede com não mais de 3 metros de altura, e que se descia em 1 salto (para os mais experientes ou 3 para os aprendizes).
E era ai que levávamos sempre os putos novos para aprenderem... Ou então quando não podíamos sair de Viseu para ir fazer e estávamos de férias, juntávamos o grupo de íamos para lá fazer só por não termos mais nada para fazer.
Aquilo agora quase não se vê... as pessoas passam por baixo pelo túnel e os acessos lá a pé são esquisitos...

Perto dali havia a Estação de caminhos-de-ferro. Sim é verdade Viseu teve comboios, e tem uma das linhas mais bonitas. É uma viagem fantástica de se fazer, paisagens alucinantes. Não, nunca a fiz de comboio, apesar de ter corrido atrás deles e ao lado deles... Mas fiz a viagem de bicicleta várias vezes... E até alguns pedaços a pé. Também ia a estação jogar numa máquina muito louca, mas também porque me deixavam jogar ali sem ter a idade mínima necessária.

Do outro lado da cidade, a magnifica construção do Hospital. Agora chamado de Hospital velho, era uma construção magnífica em pedra. Austera e fria. Era o único edifício da cidade que me impunha realmente respeito e no qual não tive grandes aventuras. Mas lembro-me bem de andar por lá muito encolhido e sempre ao lado da minha mãe, mas com os olhos bem esbugalhados a olhar para toda a parte. Via tudo e queria ver muito mais... E aquela escadaria enorme, toda em pedra, que eu adorava escorregar por ali abaixo?

Dali até ao parque da cidade era um saltinho, alias naquela cidade tudo está à distância de um salto, ainda hoje quando lá vou paro o carro e só volto a pegar nele para vir embora. Mas no parque da cidade havia um certo encanto. Desde o lago, com uma pequena ilhota no meio, que assim que tive pernas suficientemente compridas e fortes, passei a ir para lá constantemente. Adorava o risco de saltar e poder cair à água. Acho que hoje já não terei coragem... talvez um dia volte a tentar. Mas passei muitos verões lá. Lembro-me de um específico, pois passava todas as tardes sentado na pequena biblioteca infantil que lá há (ou havia não sei se ainda esta aberta), a ler todos os livros do "Connan o Bárbaro". Era lá que ia brincar para o parque infantil, naqueles escorregas de ferro, o comboio (quem não se lembra deste brinquedo???), e muitos outros que hoje são considerados perigosos para as crianças. Foi lá também que ouvi pela primeira vez alguém a tocar djambé. Agora esta vedado e só abre durante o dia. À noite já não se pode lá ir passear.

Logo ali ao lado, no famoso Rossio de Viseu, milhares de pombas são assustadas e obrigadas a levantar voo por causa das corridas das crianças que as querem apanhar. Ainda hoje é assim. E gosto de ver. Certo dia, de noite, perto das 00h, na época de natal, passei ali por acaso e senti-me num mundo mágico. Pela primeira vez que me lembro, a cidade tinha sido invadida por um enorme nevoeiro e as árvores, enfeitadas com as luzes brancas, apareciam e desapareciam à minha frente. Estar ali sozinho fez-me voar para outros mundos.
Atrás dele, havia algo que me fez chorar no dia em que desapareceu. O cine-teatro de Viseu. Foi ali que vi o meu primeiro filme e foi demolido ainda era eu criança. Agora são as finanças, o NB e outras lojas de roupa e não sei mais o que.

Seguindo em frente, em direcção à Rua Direita, encontrava-se o mercado antigo. Tantas vezes que lá fui ver as pessoas a vender o peixe, as flores, a carne, tantas coisas... E a sua construção era das poucas do género em Portugal... Agora é um parque com várias lojas, cafés e pronto... Fazem lá feiras de artesanato e dão concertos no Viseu naturalmente.

Descer a Rua Direita, sim como em todas as cidades, é a rua com mais curvas. Lojas e mais lojas. Tudo o que se quer comprar encontra-se ali. O verdadeiro mercado alfarrabista de Viseu é ali. É fantástico passar por lá durante a semana, de dia, e ver as pessoas a arrumar as montras, na conversa à soleira da porta com o colega da loja vizinha.
Ao fundo da rua chegamos a Escola Emídio Navarro, antiga Escola Comercial de Viseu. Foi lá que passei anos interessantes da minha vida. Foi lá que despertei para a sexualidade. Foi lá que pratiquei as maiores traquinices que se podem imaginar. Todos os intervalos ia-se jogar Volei ou baskete. Bem quase sempre volei.

Um pouco mais ao lado, há o Fontelo. A Mata da cidade. Com a "Porta do Sol" à entrada, abre-se para toda a gente, um espaço fantástico, natural. Era ali que os jovens iam namorar quando queriam algo mais... era ali que ao domingo as pessoas iam ver os jogos da equipa de futebol da cidade e as famílias ias passear as crianças. Foi ali que apanhei a minha primeira bebedeira. Ai Fontelo, Fontelo... Ainda bem que as tuas árvores e pavões não falam...
O percurso de manutenção. Os jogos de futebol que lá fazia ao domingo de manhã, ir a piscina municipal nas férias de verão. Era obrigatório... Mas só de terça até sexta-feira. Elas eram lavadas à segunda-feira. Tentar entrar de mansinho no estádio para ver o jogo... Pagar bilhete??? Não era prioritário e o dinheiro era importante para comprar tabaco, alias o jogo assim até era mais divertido. E eu até nem gosto assim tanto de futebol.

Ahhhh cidade minha... "Cidade Sra. da Beira, com seus castelos roqueiros. Foste musa de alguns poetas como foi Thomas Ribeiro" Em ti se inspiraram pintores como o Grão Vasco. Lutaram guerreiros/pastores. Em ti o sonho e a realidade tiveram sempre uma ligação mágica. Entre o aqui e o agora e a nossa história. Em ti cresci, sonhei, corri... Em ti VIVI. E em ti hei-de morrer.
Sim, és pequena demais para mim, falta-te muita coisa para eu conseguir viver o dia-a-dia. Mas quero voltar a ti no final da minha vida. Até lá... vou-te visitando e recordando.

2 comentários:

Bel disse...

Nova visitante ? Ia jurar que sei quem é!
Li o texto todo à espera que falasses d e Tondela mas nada.
Sabes sinto alguma inveja pelo facto de gostares da cidade one vivo, eu acho a pequena. Sera que quando for embora vou depois me sentir bem ao revisita la. Talvez. Alias deve ser o amis provavel
Bom fim de semana

BlueTraveler disse...

Bel... Tondela é mais difícil falar... eu só conheço mesmo é a ACERT... E aquilo é para se viver... Pode ser que na proxima pascoa te convide a ir participar na queima do judas;)