Pois é...
Ontem estive a rever um filme fabuloso, baseado num livro que sempre me acompanhou na juventude "Cyrano de Bergerac"!!!
Não vou estar aqui a contar a estória, vou apenas aconselhar a verem o filme, ou então se preferirem, e vale a pena mesmo, lêem o livro!
Mas vou-me colocar para aqui a dissertar sobre o homem do nariz gigante que sempre viveu a sua vida inteira a lutar pelo que acreditava! Nunca deixou que ninguém lhe disse-se mal do seu nariz, falou sempre mal dos novos nobres, dos velhos nobres, dos farsantes, dos maus poetas, dos maus burguses, dos bom burgueses, enfim... sempre usou a sua lingua afiada para criticar tudo e todos num constante jorro de belas e duras palavras que lhe saiam muitas vezes em rima. (Até parece um português sempre com mania de criticar tudo e mais alguma coisa...)
Este homem viveu toda a sua vida em grande emoção, livre tanto nas palavras como nos actos. A única coisa que o "prendeu" foi o amor que sentiu por sua prima, e que nunca teve a coragem de assumir, mesmo no leito da sua morte.
E esta única prisão, foi a suficiente para que, no dia da sua morte comenta-se: "sempre vivi a vida dos outros!"
Mas já estou para aqui a contar demais do filme/livro...
Agora vou-me deixar disto e falar de hoje, de mim, de ti, de nós...
Quem é que hoje tem o prazer de dizer o que lhe vem a cabeça e ser levado a sério.
Existe tanta gente a falar sobre tudo e sobre todos que, quando chega a hora da verdade... Nada... Nadam como pequenos peixes, muito rapidamente e de um lado para o outro antes que venha o tubarão.
Sempre me ensinaram que liberdade é bom, mas que liberdade é igual a responsábilidade... Ok, até aqui tudo me parece muito bem. Muito bonito, Muito inteligênte... Mas que raio de responsabilidade é essa?
É um tipo de responsabilidade já pre-definida pela sociedade, que já trás uma série de correntes a sua volta que estão tão disfarçadas e oleadas que chegamos a pensar que são apenas cordas para nos ajudar a seguir em frente...
Portanto chego as vezes a pensar que, a liberdade é apenas mais uma maneira bonita de nos condicionar o sonho, e fazer-nos acordar de manhã convencidos que somos livres e que temos de ir trabalhar durante as próximas 8horas para termos dinheiro para viver essa liberdade.
Mas quem é que pode e vai falar mal das coisas...???
Quem fala nunca é levado a sério!!! Quem é levado a sério nunca fala!!! Quem fala e é levado a sério acaba por ir trabalhar para um local tão desterrado que nunca mais ninguêm dá com ele... Nem mesmo a família.
Bem... Chega de falar de liberdade e de estórias e hérois de capa e espada.
Vamos mas é para o trabalhinho, bonitinho da silva, que nos vai dar o dinheirinho, para poder continuar a escrever aqui no diariozinho, para continuar a achar que sou felizinho, e que tenho o direito a dizer tudinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário