quarta-feira, novembro 02, 2005

De nada vale...

"De nada vale perdermo-nos no sonho e esquecermo-nos de viver..."
Já é a 2 vez que ouço esta frase. Ambas as vezes no mesmo filme... E de ambas as vezes fiz a mesma interpretação.
Acho que já escrevi algo sobre isto, não sei se aqui ou se numa folha qualquer...
Mas voltou-me a apetecer escrever sobre isto novamente.
Sempre fui a favor de sonhar. Defendo o sonho como se defende a vida. Como disse alguêm: "... o homem sonha a obra nasce."
Isto é a verdade mais certa que existe!
No entanto como teria dito outro poeta... "Construiste castelos nas núvens... eles estão onde deveriam estar... Agora coloca os alicerces!"
A questão agora é esta. "De nada vale ficarmos pelo sonho e esquecermo-nos de viver"
Sonhamos e fomos felizes. Agora vamos viver o dia-a-dia, a costruir esse sonho.
Sei que nem sempre é fácil. Muitas vezes muito doloroso até. Mas se não for assim, que piada tem então a vida?
Sonhar, viver, crescer, viver, acordar, viver, trabalhar, viver... e tantas coisas mais... Mas no meio de tudo está o VIVER....
Sempre ouvi dizer que o sonho é a certeza de que estamos vivos. Pois só quem sonha é capaz de amar, de sentir, de... seguir em frente no longo percurso da vida.
Para sermos felizes precisamos de muitas coisas. Não há dúvida nenhuma nisso. Mas todas essas coisas têm de vir de nós. Temos de as ter já encontrado dentro de nós para as trazer cá para fora, e sobretudo para as sentirmos cá fora.
Eu nesto momento tenho dito que ainda não estou pronto para amar. É verdade não estou. Necessito de muitas coisas antes de voltar a libertar-me para isso. Provavelmente preciso apenas de me amar, para deixar que os outros me amem também. Mas até lá vou vivendo e sonhando. E vou delineando as minhas prioridades.
Até...

3 comentários:

marta disse...

Às vezes sentimos que não estamos predispostos para... Amim já me aconteceu inclusivé nãoi estar com predisposição para estar com as minhas sardaniscas, e não é por mal. Acontece. Concordo plenamente com o sonho. desde que não nos comende a vida (om que me acontece muitas vezes, viver nos sonhos).

BlueTraveler disse...

Sim... muitas vezes vivenhos no sonho em vez de vivermos o sonho...
A questão é... E agora?

Anónimo disse...

... e agora ACORDA-SE! Tal como de manhã ao acordar é difícil levantarmo-nos, mas sem o fazer ficamo-nos num marasmo no meio dos lençois... Só quando nos levantamos sentimos o que de bom e de mau o dia nos reserva, só a arriscar, QUALQUER COISA, aprendemos a ser felizes... bem podes dizer "olha quem fala" ou "bem prega frei Tomás, façam o que ele diz não façam o que ele faz".. não quero dar lições de moral... não tenho como.... estas só palavras que digo também para comigo e que achei apropriadas à tua interrogação...