sexta-feira, outubro 28, 2005

Gripe das Aves

"O síndroma originado pelos vírus influenza foi referido pela primeira vez por Hipócrates, no ano 412 AC, e a primeira descrição completa de uma pandemia gripal data de 1580 (Era Cristã); desde então ocorreram mais de 30 pandemias causadas por diferentes tipos de vírus influenza. No século XX houve três grandes pandemias, todas originadas e transmitidas por animais (suínos em 1918 e aves em 1957 e 1968). A mais devastadora foi a "gripe espanhola", devida ao vírus Influenzae A(H1N1), que matou entre 30 e 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1920. As pandemias de 1957 (gripe asiática) e de 1968 (gripe de Hong Kong) mataram mais de 4 milhões de pessoas, sobretudo crianças e idosos; a primeira foi devida ao subtipo A(H2N2) e a segunda aos subtipos A(H3N2) e A(H1N1)." Pode ler o resto do texto AQUI.

Depois de ter lido o texto todo, deparei-me com um comentário que era exactamente o que eu queria saber, como é que a gripe se transmite?
Já ouvi falar muito da gripe das aves e etc, mas pouco sobre a sua transmissão.

Então eles lá dizem: "comprovaram posteriormente a transmissão animal-homem (aves vivas → homem) e a inexistência de risco de infecção através do contacto ou consumo de carnes frescas ou congeladas dos animais. Contudo, ainda não foi possível excluir-se a possibilidade de transmissão homem-homem."

Já tinha ouvida bastantes pessoas comentar que se tinha de ter cuidado com a carne que se come. Que era como o problema das vacas loucas, e etc. Afinal o vírus transmite-se de Animais Vivos e não pelo consumo de carne. O que realmente não teria lógica, visto tratar-se de uma gripe.

O que fazer para prevenir... Não vou estar aqui a escrever muita coisa, visto que pelo menos 90% do que se pode fazer é responsabilidade do nosso governo e das suas unidades fiscalizadoras. E poderão encontrar o texto no site que já indiquei atrás. No entanto, cada um de nós, pode fazer a sua parte, cuidado da sua saúde. Fazendo análises periódicas, evitando contactos com animais (aves e não só) que não conhece. Mas isto é algo que cada um já devia fazer à muito tempo. Isto é prevenção! E acreditem não custa nada prevenir...
Se querem um conselho... Sejam dadores de sangue. Fazem análises de borla e ainda renovam o vosso sangue. A ok e como consequência enchemos os hospitais com sangue, para acudirem a quem precisa. Mas pronto... epá... isto é o que menos importa!

Para os amantes de aves. Os que tem os periquitos, papagaios, canários e outros pássaros que tais em casa... Uma visita periódica aos veterinários também não custa nada... As coisas infelizmente não acontecem só aos outros... Alias se acontecerem só aos outros, tu para mim és o outro e eu para ti sou o outro... Por isso... é uma questão de perspectiva!

E para agora fartei-me de escrever para os outros... Até logo e lêem o outro site referido...

1 comentário:

marta disse...

Por cá já se vende frango a 99 cêntimos... isto é lindo... e a malta faz filinha para comprar, pois claro, esgota todos os dias...