domingo, outubro 23, 2005

"Harry Potter E o Príncipe Misterioso"


Acabei de ler, finalmente, o sexto livro daquela mulherzinha inglêsa, que conquistou tudo e todos com o seu mundo de fantasia.

Desde que li o segundo livro da colecção fiquei, desesperadamente, à espera que sai-se o seguinte. Por tal, mal reparava que o livro original saia, dirigia-me logo a internet mais próxima e fazia o download do pdf.

Normalmente detesto ler coisas no monitor. Fico com dor de cabeça, cansado, olhos vermelhos, etc. Mas a sede de leitura neste caso era bem maior.

Lia, lia, lia e lia e não parava de ler até acabar-lo.

Desde que li o primeiro de todos, ainda vivia em Leiria, já lá vão mais de 6 anos. Que foi assim. Nessa noite, lembro-me de ter entrado numa livraria que estava aberta as 20h de domingo. Tinha acabado de chegar de Viseu e tinha ido dar uma volta.
Com o livro debaixo do braço, sentei-me num café a ler... Mas passado segundos, pensava eu, vieram dizer-me que o café ia fechar. Paguei, e ao sair, olhando para o relogio, reparei que eram já 23h.
Fui para casa, lavei os dentes e preparo-me para ir para a cama.
Deito-me.
Começo as voltas recebendo flashes na mente de imagens do livro... Não resisto, ligo novamente a luz e continuo a ler...
Só parei as 04h quando acabei.

Agora vamos no sexto.
"Harry Potter and the the Half-Blood Prince"

Bem, começamos logo pela tradução do título... Mas pronto até perdoo... Ficaria feio um título Harry Potter e o príncipe Meio-Sangue... Se bem que depois durante o livro, o príncipe é sempre referido assim. Não sei porque só mudaram para o título??

Depois a tradução... Ó meus amigos... Erros ortográficos??? Má construção de frases???

Num livro que se espera vender milhares, até milhões de copias por todo o mundo, e sendo uma das mais lidas a versão portuguesa... A Editorial Presença atreveu-se a enviar cá para fora um livro com erros ortográficos e má construção de frases?

A minha alma esta parva.

Paga uma pessoa quase €20 por um livro, e leva com estas coisas???

PUTA QUE OS PARIU... Não sei que mais dizer...

3 comentários:

marta disse...

Ainda não li nenhum desses (oooops) a ficção definitivamente não me cativa. Acho que vou começar por ver um dos filmes e pode ser que ache alguma piada. A ver...

BlueTraveler disse...

Pois... não é por ser ficção, nem é por ser um livro que remonta ao fantástico...
Mas é um livro obrigatório para quem tem filhos e para quem trabalha com crianças... Pois mostra-nos um pouco de um mundo de fantasia, super simples, bonito e com tudo o que precisa para quase ser comparado com o dia a dia.
É uma leitura obrigatória mesmo.

Anónimo disse...

Eu li o livro e me encantei com cada aventura, fantasia, drama...
em que se baseia. Um livro que dá prazer em ler, e que em cada capitulo era revelado algo mais que nos deixava a curiosidade em saber o proximo.
Imaginei no momento da leitura varias cenas, onde já posso conclui ao meu ver, que o filme será execelente!