quinta-feira, outubro 27, 2005

Mundo do Fim do Mundo


"Mundo do Fim do Mundo"
Luís Sepúlveda

Do mesmo escritor que "O velho que lia romances de amor" chega-nos também uma outra viagem mágica.

Para quem esta, neste momento, com sentimentos desconfortáveis com gaivotas e outros animais com penas, fica aqui um livro fantástico.

Um jovem que, na sua infância, lê o grande livro Moby Dick e que aproveitando as férias de verão, embarca num baleeiro.

O tempo passa.

O jovem cresce.

E anos depois, esta experiência volta a baila quando embarca novamente numa aventura envolvendo aqueles monstros dos oceanos... As baleias...

Animais que aqui serão mistificados. Elevados ao estatudo de muito mais inteligentes e humanos que o próprio homem.

O escritor consegue maravilhar-nos mais uma vez com uma estória passada no fim do mundo.

Nos confins da terra a nossa personagem volta a confrontar-se com aqueles animais! Apesar de por razões diferentes que da primeira vez mas igualmente romântica, ele sai em defesa destes seres... Mas como pode uma pessoa sozinha, ajudar um grupo de animais destas envergadura?

Eu re-li este livro numa noite...

Eu deliciei-me em sonhos e viagens.

Eu nadei ao lado destas toneladas de escamas e carnes.

Estes seres mágicos e puros.

E estou aqui para dizer... Lê! Não tenhas receio... A gripe anda pelo ar... A água... é só mesmo petróleo e mercúrio... Ainda não há gripe que invada isso.:P

Sem comentários: